A última Ceia 

Mateus 26: 17-30 , Marcos 14: 12-25 ,  Lucas 22: 7-23

A história da Última Ceia é sobre um maravilhoso convite de Jesus para receber seu presente! Este é um resumo sobre a história bíblica da Última Ceia, conforme contada nos livros de Mateus, Marcos e Lucas abaixo. Leia mais versículos bíblicos mais detalhados das Escrituras abaixo e use os artigos e vídeos para entender o significado por trás desse evento ensinável na Bíblia. 

A última ceia aconteceu no primeiro dia da Páscoa, ou na Festa dos Pães Asmos. Jesus enviou seus discípulos à cidade para preparar uma refeição para celebrar a Páscoa. A Páscoa é a lembrança de Israel sendo libertado da escravidão para o Egito e, especificamente, quando o anjo da morte passou pelas casas dos israelitas que tinham sangue de cordeiro nas portas.

Quando os discípulos reclinaram e jantaram com Jesus, ele explicou que um dos doze em breve o trairia. Uma a uma, as disciplinas negaram que fossem elas, inclusive Judas, quem seria o traidor. Jesus respondeu que a pessoa que o trai terá um destino terrível e que, de fato, foi Judas.

Jesus orou e agradeceu a Deus pela refeição. Ele então partiu o pão e compartilhou o vinho com os discípulos e explicou-lhes como o pão era um símbolo de seu corpo, quebrado por eles, e o vinho um símbolo de seu sangue que seria derramado para que seus pecados fossem perdoados. É daí que vem a tradição de comunhão da igreja.

Após a refeição, Jesus tornou-se um servo e lavou os pés dos discípulos. Pedro não se sentia bem ao ver Jesus lavar os pés, mas Jesus disse que estava fazendo isso para ser um exemplo para eles. Agora, os discípulos poderiam lavar os pés um do outro, o que significa que eles poderiam ser servos de todos. 

 

Judas trai Jesus

João 18: 1-13 ,  Lucas 22: 1-6 ,  Lucas 22: 47-54 ,  Mateus 26: 47-56 , Marcos 14: 43-50

A história bíblica de Judas traindo Jesus é encontrada nos quatro evangelhos. Essa história poderosa é bem conhecida na teologia cristã como um dos eventos mais significativos da deslealdade. Existem várias explicações sobre por que Judas traiu Jesus, incluindo suborno e possessão demoníaca, que variam entre os relatos do evangelho.

Os Evangelhos sugerem que Jesus antecipou e permitiu a traição de Judas. Uma interpretação é que Jesus permitiu a traição porque permitiria que o plano de Deus fosse alcançado e outra que, independentemente da traição, Jesus acabou sendo destinado à crucificação como parte do plano de Deus.

Durante a refeição da  Última Ceia,  Jesus prediz que “um de vocês me trairá”, referindo-se a Judas. Judas sai da ceia e vai às autoridades romanas que pretendem prender Jesus. Ele aceita um suborno de 30 de prata e concorda em levá-los a Jesus. Judas sabia que Jesus e os discípulos iriam a um jardim perto de Jerusalém e levariam os soldados para lá, dizendo: “Quem quer que eu beije, ele é aquele; leve-o sob custódia e leve-o embora sob guarda”. No jardim, Judas vê Jesus com seus discípulos e se aproxima dele. “Saudações, rabino!” Judas diz, e ele beija Jesus levemente. “Companheiro, com que propósito você está presente?” Jesus responde ( Mateus 26:49, 50) Respondendo à sua própria pergunta, Jesus diz: “Judas, você está traindo o Filho do Homem com um beijo?”

Enquanto os soldados se movem em direção a Jesus, os apóstolos reconhecem o que está acontecendo. “Senhor, devemos golpear com a espada?” Eles perguntam. ( Lucas 22:49 ) Antes que Jesus possa responder, Pedro usa uma das duas espadas que os apóstolos têm e ataca Malchus, um servo do sumo sacerdote, cortando a orelha direita.

Jesus acaricia o ouvido de Malco, curando a ferida. Ele então ensina uma lição importante, dizendo a Pedro: “Retorne sua espada ao seu lugar, pois todos os que pegam a espada perecerão pela espada.” Jesus está disposto a ser capturado, pois ele explica: “Como seriam as Escrituras cumpridos que dizem que deve acontecer assim? ”( Mateus 26:52 ) Isso então leva à provação e à  crucificação de Cristo .

 

Crucificação de Jesus

Mateus 27: 1-54 , Marcos 15: 1-40 ,  Lucas 23: 1-48 ,  João 19: 1-30

A crucificação de Jesus é registrada nos livros do Novo Testamento, conhecidos como Evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João. Esta   história da Bíblia é o resumo central do evangelho salvador de Jesus. Jesus profetizou sua morte em Mateus “a partir de então Jesus começou a explicar aos seus discípulos que ele deveria ir a Jerusalém e sofrer muitas coisas nas mãos dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos mestres da lei, e que ele deve ser morto e no terceiro dia ressuscitado. ” Jesus entendeu que sua vida seria necessária como sacrifício pelos pecados do homem. 

No auge de seu ministério e milagres, muitos judeus passaram a crer em Jesus como Messias, o Filho de Deus. Os líderes judeus temiam Jesus por causa de seus crescentes seguidores. Com a ajuda de Judas Iscariotes, soldados romanos prenderam Jesus e ele foi julgado por alegar ser o rei dos judeus. Segundo a lei romana, o castigo pela rebelião contra o rei era a morte por crucificação.

O governador romano Pôncio Pilatos relutou quando se tratava da punição por Jesus. Pilatos não encontrou nada errado em Jesus, mas queria dar às pessoas o que elas queriam, e essa foi a morte de Jesus. Pilatos lavou as mãos na frente da multidão para simbolizar que não estava assumindo a responsabilidade pelo derramamento de sangue de Jesus e depois entregou Jesus para ser espancado e açoitado. Jesus tinha uma coroa de espinhos na cabeça e obrigou-o a carregar a cruz pelo caminho até a colina onde seria crucificado. A localização da crucificação de Jesus é conhecida como Calvário, que é traduzida de “um lugar de caveira”. 

Multidões se reuniram para lamentar e assistir a morte de Jesus. Jesus foi pregado na cruz entre dois criminosos e seus lados perfurados por uma espada. Enquanto Jesus foi ridicularizado, um dos criminosos pediu que Jesus se lembrasse dele e Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, hoje você estará comigo no paraíso”. Jesus então olhou para o céu e pediu a Deus que “os perdoasse, pois eles não sabem o que fazem”. Ao dar seu último suspiro, Jesus falou: “Pai, em suas mãos entrego meu espírito … está consumado”.

Eventos extraordinários marcaram a morte de Jesus. O céu ficou completamente escuro por três horas enquanto Jesus pendia na cruz. No momento de seu último suspiro, a terra tremeu, a cortina do templo se abriu de cima para baixo, e os túmulos dos santos se abriram e seus corpos ressuscitaram dos mortos. 

A crucificação de Jesus fazia parte do plano de Deus desde o início do nascimento de Jesus. O pecado da humanidade exigiria um sacrifício. A vida sem pecado de Jesus foi vivida e dada para que o homem pudesse receber a salvação e a vida eterna no céu.

 

Ressurreição de Jesus

Mateus 28 , Marcos 16 ,  Lucas 24 ,  João 20

ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da fé cristã. Sem a ressurreição, a crença na graça salvadora de Deus através de Jesus é destruída. Quando Jesus ressuscitou dos mortos, ele confirmou sua identidade como o Filho de Deus e sua obra de expiação, redenção, reconciliação e salvação. A ressurreição foi uma ressurreição real, literal e física do corpo de Jesus dentre os mortos.
Jesus foi preso, julgado e considerado culpado de afirmar ser um rei. Seu corpo estava pendurado em um cruzamento entre dois ladrões. Após sua morte, o corpo de Jesus foi envolto em roupas de linho e colocado em uma tumba com uma grande pedra rolada na abertura. No terceiro dia, no início da manhã de domingo, Maria Madalena e outra Maria foram ao túmulo e o encontraram vazio. Sentado na pedra rolada estava um anjo do Senhor que lhes disse para não terem medo porque Jesus havia ressuscitado. Quando as mulheres saíram para contar aos discípulos, Jesus Cristo os encontrou e mostrou-lhes as mãos que tinham sido atravessadas … 
Tanto o Velho quanto o Novo Testamento falam da verdade de Jesus ressuscitado da morte – Jesus testemunhou sua ressurreição antes de morrer na cruz e seus discípulos testemunharam seu corpo após a ressurreição. Abaixo estão os  versículos da  Bíblia e as Escrituras que profetizam a ressurreição e testificam sua realidade após a morte de Cristo.